HOME

ATENÇÃO - NAÇÃO RUBRO NEGRA - CLUBE DA SAÚDE INFORMA - EQUIPE DE COMPETIÇÃO - 2012 - CATEGORIA INFANTIL E JUVENIL - TEL:61-3445 1992

ASSTJ e ASEFE

ASEFE INFORMA
HORÁRIO DE TREINAMENTO
MANHÃ- 09:00 hs às 10:30 hs

TARDE - 16:00 hs às 17:30 hs

TODAS AS QUARTAS E SEXTAS ATÉ 14 ANOS

ASSTJ INFORMA
HORÁRIO DE TREINAMENTO

MANHÃ - 09:00 hs às 10:30hs

TARDE - 16:00 hs às 17:30 hs

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cartilha de Alimentação - Guaira julho 2012

A Importância Da Alimentação do Atleta no Futebol
A alimentação saudável do atleta de Futebol, de 6 a 13 anos, tem que ser tratado com grande importância. Pois o desenvolvimento físico é um grande Referencial para fazer diferença no esporte. Siga alguns passos importantes para que você mantenha uma verdadeira saúde de guerreiro:
1º- Beber muita água é importante. Por mais que você não tenha sede, a água é uma das formas mais baratas de prevenir doenças. Pois aumenta o fluxo de oxigênio, fortalece seu organismo, diminui o cansaço e sonolência, controla a temperatura do corpo, etc. Água de coco é também muito nutritiva. A presença de carboidratos e proteína na água de coco também a faz ser uma boa opção para consumo depois do exercício físico para ajudar na recuperação.
2º- Evite consumos de lanches calóricos como: hambúrguer, batata frita, cachorro quente, etc. Lembre-se: existem alimentos que são apetitosos para você, mais não acrescentam nada para o organismo, pois não tem nenhuma proteína que possa ajudar na sua atividade física.
3º- As 3 Refeições importantes que o Atleta não pode negar jamais:
Café da manhã - Como deve ser um café da manhã saudável e que seja rápido e prático? Saber combinar os alimentos é uma grande dica. Por exemplo: pão integral (contem mais fibras, vitaminas e minerais + queijo de preferência branco) contém teor de gordura reduzido + fruta “in natura” (rica em fibras, vitaminas e minerais) ou em forma de suco. Quando possível, combinar o suco com vegetais e frutas, tendo como dica bem saudável, são os sucos feitos com cenoura ou beterraba, uma maçã, água de coco e uma folha de couve – é muito nutritivo e saboroso sendo excelente para a memória, para a saúde da pele, ajuda a aumentar a imunidade, hidrata o corpo, fortalece os ossos e facilita muito mais a prática do Esporte.
Almoço - Talvez, a refeição mais importante para nosso organismo. Arroz e Feijão são indispensáveis. Eles são muito ricos em proteínas, fibras e vitaminas. Verdura e Legumes: Esse grupo de alimentos pode ser consumido à vontade, porque, além de possuírem baixas calorias, eles contêm fibras, minerais e vitaminas que auxiliam na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. Introduzir a sua refeição com um prato de salada é o que vai garantir a sensação de saciedade, evitando dessa forma que você coma demais. Por mais que não seja gostoso para alguns, a verdura e o legume são um dos itens mais importantes para o ser humano. Carne, Frango ou Peixe: sem exagero, é um complemento nutricional importantíssimo para a refeição.
Jantar - Deve-se optar por pratos leves e com poucas calorias. Alimentos pesados, gordurosos e frituras devem ser evitados, eles retardam a ingestão, atrapalham o sono, eliminam as vitaminas e contribuem para o ganho de peso. As saladas (como entrada), os alimentos integrais (que contêm fibras), os sanduíches naturais e as sopas são uma boa opção para o jantar. Sugestão: 1 filé pequeno (100g) grelhado (carne, peixe ou frango), Salada de folhas e tomates (à vontade), arroz e 1 suco de frutas.

4º - Coma sem pressa, mastigando bem os alimentos.
5º - Não fique muito tempo sem alimentar-se. Sempre é positivo fazer um lanche nutritivo no período da tarde ou comer frutas. (laranja, manga, melão, mamão, maçã, etc.)
6º - Nunca pratique a atividade física de barriga cheia. Sempre se alimente 2 horas antes de jogar seu futebol. Em qualquer situação: treino, ou jogo (amistoso ou campeonato). Fazer uma boa digestão é positivo.
- Evite o consumo de balas, bolachas recheadas, chocolates e alimentos que são gordurosos. Por mais que sejam apetitosos, destroem as vitaminas que foram consumidas horas antes.
7º - Jamais beba Refrigerante antes ou depois de uma prática esportiva. Pois o refrigerante não acrescenta nenhum item positivo para seu organismo. Só atrapalha o organismo. O gás que o refrigerante contém, é inimigo do seu corpo. Além de representarem produtos não naturais, os refrigerantes também possuem altas taxas de açúcar, e só ajuda na celulite, nas cáries e nas diabetes. Sugestão: Troque por um bom suco.
8º - Não belisque nas refeições. Sempre tenha uma postura alimentar correta. Sobremesas: sem excesso é bom. É muito melhor, ter prazer alimentar no momento do almoço do que no momento da sobremesa.
9º - Alimente-se sempre nos horários corretos. Dica: Café da manhã até ás 8:30 da manhã; Almoço: Entre 11:30 da manhã e 12:30; Jantar: Entre 19:00 e 20:30.
10º - Dormir bem é sinônimo de saúde alimentar. Procure dormir e acordar cedo. Quem dorme em excesso, acaba atrapalhando-se nas refeições. O rendimento nutricional tem tudo para regredir, porque os alimentos foram ingeridos fora de hora, que acaba gerando a quebra de proteínas.
Valorize sua saúde. Se você quer ter uma postura de Atleta, seja sábio e entenda que seu corpo é útil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário